20 de mai. de 2010

AMIZADE

Nenhum de nós é alguém completo, independente, super-capaz, todo-poderoso, auto-suficiente. Vamos deixar de agir como se o fôramos. Todos nós necessitamos de pessoas a nossa volta – mas falemos dos amigos.
Responda para mim imediatamente por favor : - Para quantas pessoas você falaria qualquer assunto por mais esdrúxulo, banal e vergonhoso que fosse?!
Sua resposta: ???????
Agora eu te digo: - Este é o número de verdadeiros amigos que você tem!!!
Agora deixemos de lado um pouco essa história...
AMIGOS – com letra maiúscula. Aquele que ri, que chora, que fica quieto, que assiste filme, que lava o carro, que não faz nada, que faz tudo, enfim... aquele amigo que todos precisamos ter. Não confundamos, conhecidos, colegas, com amigos!!! São coisas totalmente diferentes, que não preciso explicar, até mesmo porque este texto não é para falar sobre isso.
Amigos que são amigos estão prontos para qualquer coisa em qualquer hora. Eu particularmente falando, posso não estar em uma festa com um amigo, mas com certeza estou em um momento difícil. Acredito que amizade só com risadas, alegria e diversão não é amizade. Se as pessoas costumam dizer que os relacionamentos, que a própria pessoa e etc., crescem com algumas dificuldades, porque a amizade também não?!?! Amigos são amigos independente de casa em Ipanema, ou um “x” na cadeia...com dinheiro no bolso ou sem dinheiro e bolso...com carro do ano ou um ano sem carro...com camarão na panela ou só com a panela...Amizade é isso – é estar do lado e presente, não importa o tempo, situação, circunstância e local.
Aprendi algumas coisas nessa minha caminhada e posso afirmar com total certeza - todos precisamos de amigos. A presença deles é essencial – amigos que cuidam, que ajudam, que tiram da vida da gente o seu massacre, que incentivam e que reprimem.
Li uma vez que estamos muito próximos de ser a mesma pessoa que somos hoje daqui a cinco anos, exceto por duas coisas: os livros que lermos e as pessoas de que nos aproximarmos. Somos o que somos por esse fator. Amigos quase todos tem. Livros muitos não lêem. Eu posso garantir que estou muito na frente; muito pelos livros e muito pelos amigos. Se pararmos para pensar, algum amigo fez muita diferença em algum momento de nossa vida. Sou capaz de lembrar deles em várias encruzilhadas e em marcos da minha vida. Eles foram e serão sempre vitais.
O amor entre cônjuges esfria, a paixão acaba, mas o único sentimento que nunca morre é a amizade verdadeira. Aquele toda citada e descrita acima e que não chegou nem nunca chegará a conseguir explicar o sentimento da amizade, pois não há palavras suficientes para se explicar isto.
Voltando a questão levantada lá no começo... eu penso que dez amigos sem sombra de dúvida eu tenho. Dois vem desde os meus 3, 4 anos e continuam. Os outros oito vêm dos anos seguintes. Posso dizer que sou muito afortunado... nem todo mundo tem essa sorte. E estou falando de amigos mesmo...
Achar amigos traz riscos: rejeição, traição, vergonha, sentimentos magoados, ressentimentos, etc. Mas os amigos valem os riscos se aprendermos a procurá-los e encontrá-los.
Espera aí... Como é?!?! Os amigos que você tem já estão bons!!! Tudo bem, respeito sua opinião!!! Eu continuarei a buscar mais...
Desculpe lhe perguntar, mas quantos amigos você tem?!

2 comentários:

  1. Nada dura para sempre.
    Hj gosto de vc, sem esperar nada em troca, e fazendo o possível pelo teu bem-estar. Mas e se vc me magoar, trair, decepcionar?
    Aí teremos que conversar!
    Mas já haverá uma mágoa a superar...
    Percebo que as pessoas unem-se e desunem-se como as nuvens; que assumem formas diferentes conforme o vento.
    A convivência não é essencial, mas preponderante pro quesito "lembranças, fotos, participações" - quem não aparece é como se não existisse.
    Mas mesmo afunilando para os adjacentes, entre esses ainda há os que como as nuvens agem...
    De uma coisa eu tenho certeza: a vida sem Fé, Amor, Objetivos e Amigos, é uma vida doente, extremamente carente - vazia!
    E de outra tb tenho: ser pouco amado é pior do que não ser amado.
    Estou só. Triste. Mas sem ter que ouvir falsas ou vazias declarações de amor!
    Os meus conceitos são bastante críticos: não precisa ser perfeito, mas tem que me apoiar até qdo eu mesma já não me suporte mais - pois será qdo mais precisarei de validação!

    Outra coisa que vc comentou que me chamou a atenção foi sobre não ser amigo só nas alegrias, mas principalmente nas dificuldades.

    Discordo de vc!

    É mais confortável a posição de poder ajudar do que a de precisar ser ajudado!

    Evito comparar-me a quem está "melhor" ou "pior" - cada um tem a sua vida.

    Já quis ter a vida de pessoas que fui descobrir terem passado por dores que eu não conseguiria - e aparentemente as suas vidas eram mais mais-que-perfeitas!

    Mas é difícil, muitas vezes, ser nobre o bastante para conseguir ficar feliz pelo outro, sem no íntimo sentir um pesar por nós mesmos - por não conseguirmos!
    Sabemos, e adoramos, aplaudir os amigos; mas tb precisamos do palco!

    ResponderExcluir
  2. Estou perplexa!com palavras patéticas!!!penssei q naõ existia homens perspicais(talentoso penetrante! parabens por ser cativante... (vanialohan2@hotmail.com)

    ResponderExcluir